Wallpaper Omnistack Week Rocketseat
fonte: Rocketseat

Omnistack Week 11: O que rolou?

O que foi abordado na última semana omnistack da Rocketseat

Sabemos que hoje em dia há uma abundância se tratando de materiais sobre desenvolvimento de software na internet. Porém, é muito fácil encontrar cursos, tutoriais e workshops que sofrem com conteúdo fraco e instrutores não tão preparados assim. Imagina quando encontramos um material de qualidade e ainda por cima, gratuito.

Pois é isso que é a Rocketseat vem propondo há muito tempo. Além da Semana Omnistack e dos seus bootcamps, eles possuem um riquíssimo canal no youtube, cobrindo os mais variados assuntos envolvendo Node.js, React e React Native. Fora isso, tratam dos mais diversos temas relacionados ao desenvolvimento de software.

A Semana Omnistack

Este é apenas um dos modos que a Rocketseat encontrou para disponibilizar material de qualidade para quem os acompanha. Apesar de ser um evento de lançamento para o seu principal produto, o bootcamp GoStack, é uma ótima maneira de ver como essas tecnologias se conversam, organizar os estudos e, claro, incrementar o seu portifolio.

A cada semana omnistack, durante 5 dias, são lançados 5 vídeos percorrendo o desenvolvimento de uma aplicação completa dentro da stack do Javascript. Backend, frontend e o aplicativo mobile são abordados de maneira simples e objetiva.

Desta vez, dos dias 25 a 28 de Março, a aplicação desenvolvida foi o Be the Hero, uma plataforma para unir ONGs que necessitam de apoio financeiro com pessoas que estejam dispostas a apoiar uma causa e salvar o dia. Você pode conferir a aplicação completa aqui.

Vamos ao que interessa!

Primeiro Dia

O primeiro dia da Semana Omnistack foi uma introdução a stack Node/React/React Native. Além disso, o Diego abordou conceitos de arquitetura de uma aplicação: o que é o backend, frontend e o aplicativo mobile, qual é o papel de cada um deles na arquitetura e como eles se conversam durante a execução de um sistema.

Além disso, foi o momento de configurar o ambiente para o desenvolvimento da aplicação. Criamos os repositórios no GitHub e iniciamos os projetos.

Segundo Dia

No segundo dia já colocamos a mão na massa! Iniciamos o desenvolvimento do backend da aplicação utilizando Node.js, disponibilizando uma API que cadastra e lista ONGs; e cadastra, lista e deleta incidentes que uma ONG possua.

Para o desenvolvimento dos serviços, foram usadas ferramentas já conhecidas por quem trabalha com node: express, nodemon, axios e cors.

O mais bacana disso tudo é que nesta semana omnistack tivemos a adição de mais uma ferramenta fantástica: o knex. Este carinha é responsável por gerenciar as migrations de bancos de dados! Além disso, ele é um sql query builder para Postgres, MSSQL, MySQL, MariaDB, SQLite3, Oracle, and Amazon Redshift, e a maneira como ele faz isso é uma sacada muito legal.

Para criarmos o nosso banco de dados sqlite3, foi necessário criar nosso arquivo de configuração, que é feito através do comando npx knex init, para depois criarmos nossas migrations com o comando npx knex migrate:make <nome_da_migration>.

Executamos o comando npx knex migrate:latest e pronto, nossa tabela está criada!

Para inserirmos um registro na tabela ong, basta incluirmos o trecho abaixo:

Para consultar o nome de uma ong através do deu id, é só executar:

Simples!

Com o nosso backend pronto, é hora de irmos para o terceiro dia da semana.

Terceiro Dia

Neste momento, iniciamos o desenvolvimento da aplicação frontend utilizando React. Assuntos como estados de componentes do React, hooks e componentização foram abordados. Além disso, vimos como comunicar nossa aplicação web com o backend, através da ferramenta axios.

Apesar de ser uma interface simples, foi interessante ver estes conceitos bem aplicados!

Tela de login da aplicação
Listagem dos incidentes cadastrados pela ONG logada

Quarto Dia

Dia de React Native! No quarto dia da semana omnistack, desenvolvemos o aplicativo mobile da plataforma. Através do app, o usuário pode ver incidentes abertos por todas as ongs, ver seus detalhes e entrar em contato com a ONG para poder ajudá-las.

O mais bacana desse dia foi ver a utilização da ferramenta Expo para criar o projeto. O Expo é um workflow completo para desenvolvimento de aplicações utilizando React Native. Ele permite que o desenvolvedor crie suas aplicações sem necessitar do XCode e Android Studio. Além disso, ele disponibiliza uma SDK para acesso a funcionalidades nativas do sistema, como câmera, geolocalização, etc. É muito completo!

Ainda, vimos como fazer a integração com outros apps, como o whatsapp, e envio de emails.

Interface mobile da plataforma

Um ponto legal aqui foi o uso da nova versão do react-navigation, a versão 5. Ela acrescenta muitas coisas bacanas, como uma nova API de temas e novos hooks!

Quinto Dia

Chegamos ao quinto e último dia. Aqui fizemos uma retrospectiva do que foi feito durante os quatro dias anteriores. Além disso, também foram abordados assuntos como validação de parâmetros no serviço e testes unitários e testes de integração.

Vimos como podemos usar a biblioteca celebrate, que encapsula a biblioteca de validação joi, para fazermos as validações dos parâmetros de entrada do nosso serviço!

E aí é só incluir o validador na configuração da rota do serviço e voila!

Para os testes da aplicação, o Diego nos mostrou como preparar o ambiente para os testes, incluindo configurar um banco de testes através do knex. Como ferramenta de testes, utilizamos o Jest e o Supertest.

Falando nisso, como é legal e simples usar o jest e o supertest para fazer nossos testes de integração, em conjunto com knex.

O Diego também teve a oportunidade de falar um pouco sobre deploy de aplicações na nuvem, como AWS, por exemplo. Aqui, deixo a recomendação de um vídeo do canal da rocketseat sobre deploy de aplicações node.js!

Participar da semana omnistack é interessante para ver como a stack javascript é poderosa ainda que simples e fácil de aplicar. O tamanho da comunidade javascript/node/react é gigantesca, e isso trás muitos benefícios para quem usa essas tecnologias. Participar das semanas omnistack é uma experiência enriquecedora para quem quer se aprofundar nessa stack de tecnologias!

Lembrando que o bootcamp GoStack está com inscrições abertas por tempo limitado.

--

--

--

Human. Learner. Thinker. Also computer engineer.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alexandre Severo

Alexandre Severo

Human. Learner. Thinker. Also computer engineer.

More from Medium

STRONG vs WEAK There was a saying I came across a few days ago.

A Failed Audition Story

A Perhaps Rhapsody

Unexpected Roads